fbpx

Introdução em Comunicação não Violenta

Curso

Introdução em Comunicação não Violenta

Sobre o Curso

_
O mundo contemporâneo exige cada vez mais dos profissionais de todas as áreas algumas competências pessoais, destacando-se a capacidade de se relacionar bem com o grupo, cuja base fundamental é a habilidade em comunicar-se assertivamente, de se fazer entender de forma clara, sem ruídos e de ouvir ativamente – conseguindo assim – unir e alinhar o grupo, para que de forma colaborativa e cooperativa tragam ideias, soluções, auxiliando na tomada de decisões coerentes e acertadas, e com tal estrutura atingir o êxito e a prosperidade dos negócios, da empresa. A comunicação não violenta é uma linguagem codificada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que visa justamente majorar e aprimorar a conexão entre as pessoas, promovendo diálogos que sejam capazes de transformar. O curso introdutório em comunicação não violenta tem como objetivo justamente dar os primeiros passos rumo ao aperfeiçoamento da comunicação, e aprimoramento de suas habilidades pessoais.

Programa do Curso

_

1- Introdução

1.1 – Quem foi Marshall Rosenberg?
1.2 – O que é a Comunicação não Violenta;
1.3 – Qual o propósito da CNV?
1.4 – Chacal x Girafa
1.5- Paradigma da dominação;
1.6- Paradigma da parceria

2- Componentes da CNV:

2.1 – Observação;
2.1.1 – Observação X Julgamento;
2.2 – Sentimentos;
2.2.1 – Sentimentos x Pensamentos
2.2.2 – Sentimentos X Pseudosentimentos
2.2.3 – Sentimentos X Autodiagnósticos
2.3 – Assumindo a responsabilidade por seus sentimentos
2.4 – Necessidades
2.4.1 – Necessidades X Estratégias
2.5 – Descascando a cebola
2.6 – Pedidos
2.6.1 – Pedidos X Exigências
2.6.2 – Tipos de Pedidos

3 – Auto Conexão

3.1 – Árvore da CNV
3.2 – Julgamento X Conexão
3.3. – Exercício de Autoconexão
3.4 – Apresentando lista de sentimentos
3.5 – Apresentando lista de necessidades
3.6 – Expressão honesta

4 – Empatia

4.1 – O que é empatia
4.2 – Como oferecer empatia
4.3 – Não é empatia
4.4 – Exercitando a empatia
4.5- Empatia formal
4.6- CNV na prática

_

Facilitadoras

_

Fernanda Oliveira Lovisotto

_

Advogada, graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca – FDF, pós-graduada em Mediação e Arbitragem pela Faculdade Cidade Verde – Maringá/PR. Advogada com ênfase nas áreas de Direito Civil, Direito de Família e Sucessões, e na prática de Solução Colaborativa de Conflitos. Possui capacitação em Mediação e Conciliação Judicial pela Escola Paulista da Magistratura (EPM), nos termos da Resolução CNJ 125/2010, certificada pelo Nupemec/SP. É Mediadora no CEJUSC-Butantã/SP. É aprendiz, praticante e palestrante da Comunicação não Violenta (CNV).

Lígia Gonçalves Dias Pedrosa

_

Assistente social e Pedagoga. Especialista em Terapia Familiar, capacitada em Mediação/Conciliação Judicial nos termos da Resolução CNJ 125/2010 – com aprofundamento em mediação familiar pela EPM. Atua como Assistente Social nas áreas de família e instituições do terceiro setor. De 2000 a 2010 atuou como terapeuta familiar em clínica social com equipe multidisciplinar, e de 2008 a 2019 em Organizações Sociais na função de Assistente Social e trabalhos com crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. É perita social no Fórum de Patrocínio Paulista/SP.

Data10, 11, 17 e 18 de Março

TransmissãoAo Vivo

Carga Horária8 Horas

Faça já sua
inscrição!